A HISTÓRIA DA REGIÃO Encante-se com Visconde de Mauá
  
          No século XIX, a política de colonização deu origem a criação do Núcleo Colonial de Mauá. Os imigrantes europeus de diversas nacionalidades vieram para esse núcleo no início do século XX, ocasionando a ocupação definitiva desta terra pelo homem civilizado. A presença anterior, seja dos índios Puris ou dos eventuais posseiros mineiros, ocorreu descompromissadamente com a fixação definitiva.

          Os alemães, presentes desde 1909, foram predominantes a partir de 1910, e muitos de seus remanescentes residem em Visconde de Mauá até hoje. Em 1916, o governo permitiu a comercialização de terras, e vários fazendeiros, principalmente mineiros, começaram a adquirir grandes latifundios. As fazendas de gado leiteiro foram surgindo e nas décadas de 30 e 40 foram uma das principais atividades econômicas da região, juntamente com o turismo, que já começava a engatinhar por Visconde de Mauá: em 1922 os colonos imigrantes começavam a receber os primeiros turistas em suas próprias casas.

          Com a crise leiteira, nas décadas de 70 e 80, ocorreu a expansão dos hotéis, pousadas, pensões e chalés, transformando Visconde de Mauá em um dos grandes pólos de atração turística do Estado do Rio de Janeiro.

Texto: MauáTUR
Adaptação: Pedro Luz